Ir para o conteúdo
  • Agger
  • Blog
  • Categorias
    Gestão
    Vendas
    Marketing
    Carreira
    Mercado
    Tecnologia
  • Materiais
  • Newsletter
Pesquisar

Faça o planejamento da sua corretora de seguros

  • Por Redação Agger
  • janeiro 31, 2025
Índice

Vivemos num mundo VUCA. Sabe o que significa? Um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nesse mundo, planejar parece que perde o contexto, pois tudo amanhã pode mudar. 

Mas, a verdade é que o contexto de “planejamento” mudou. Antes as empresas preparavam um ano todo de planejamento e seguiam à risca aquilo que estava planejado. Hoje, as empresas continuam planejando o ano, mas o que mudou é que as empresas precisam estar mais atentas e abertas às mudanças. Se adaptar e ser flexível é extremamente importante no mundo VUCA. 

Outras empresas já preferem fazer planejamentos trimestrais ou semestrais. Definir o tempo do planejamento de sua corretora de seguros depende de algumas variáveis, como, por exemplo, a fase em que está seu negócio. Em negócios maduros às mudanças costumam ser menores, então o planejamento anual parece fazer mais sentido, já em negócios novos às mudanças são mais contínuas, por isso planejamentos curtos podem fazer mais sentido.

Além de entender o tempo de duração do planejamento, é importante entender o que exatamente planejar?

O primeiro passo é você ter uma ou mais metas. Essa meta funciona como o objetivo final a ser alcançado e o planejamento define o caminho ou possíveis caminhos que você irá percorrer até chegar a esse objetivo. Pense em um planejamento de uma viagem, por exemplo. Você primeiramente escolhe seu destino (meta) e então planeja o caminho (como chegar lá). Você pode escolher diversas datas, meios de transporte, o que levar, checa a temperatura e documentos e tudo isso faz parte do planejamento da viagem. Se você planejar mal ou não planejar, poderá ter problemas com gastos desnecessários, além de outras surpresas desagradáveis como, por exemplo, não ter local para se hospedar, não conseguir visitar aquele lugar favorito por falta de reserva, entre outros. Na empresa funciona da mesma forma, não adianta estipular uma meta se o planejamento não for adequado.

Geralmente as empresas escolhem o final do ano para começar a planejar o próximo ano. Existem empresas que já tem os próximos anos todos planejados. Mas se você ainda não fez o planejamento da sua corretora de seguros, corre que ainda dá tempo!

Os tipos de planejamento

O planejamento se divide em: estratégico, tático e operacional. Vamos utilizar outra analogia para explicar esse ponto. Agora pense em um time de futebol. O técnico faz o planejamento estratégico, ou seja, define em linhas gerais quais serão os jogadores que entrarão em campo, aonde eles irão se posicionar, e quais as possíveis jogadas eles podem realizar. Quando o time entra em campo, o técnico se posiciona ao lado do campo como um maestro para orquestrar o planejamento tático. O planejamento tático é aquele que liga o planejamento estratégico ao operacional, ou seja, ele vai tentar garantir que aquele planejamento inicial de fato funcione no campo. E quem planeja e executa o plano operacional, acabam sendo os jogadores, estes, sim, fazem parte da operação. Apesar de todos os ensaios de jogadas e da estratégia geral definida, se a operação não é bem executada o time pode perder o jogo. 

Veja que o mesmo funciona com uma empresa. Geralmente o presidente e diretores definem o planejamento estratégico, ou seja, definem em linhas gerais onde a empresa quer chegar (tipos de clientes, áreas geográficas para possíveis expansões, áreas da empresa). Os gerentes são responsáveis pelo plano tático, ou seja, eles devem garantir que o seu time opere conforme o plano estratégico da companhia. Já quem está na operação deve agir no dia a dia a fim de garantir que no final o que foi executado está em conformidade com o que estava planejado. A resposta do “como” vamos chegar lá, é geralmente respondida no plano operacional, já “onde” devemos chegar, no plano estratégico. Quem está à frente do negócio não tem foco nos detalhes da operação no dia a dia, mas sim, numa visão almejada da companhia (visão futura). Quem está na operação já deve olhar os detalhes e entender o que precisa ser feito hoje para garantir que no fim a companhia esteja onde o planejamento estratégico almejou. 

Já o mercado funciona como o oponente no jogo de futebol, ou seja, apesar de tudo devidamente planejado, pode ser que nada funcione porque o mercado mudou, e o time que mais conseguir entender essas mudanças e se adaptar a elas poderá ser o campeão. Por isso, que assim como no jogo, constantemente as empresas mudam seu quadro de funcionários fazendo demissões e aquisições necessárias para garantir que no final, a empresa realmente atinja sua meta.

A importância do planejamento

Agora você já deve ter percebido o quão é importante o planejamento. Se o time de futebol tem um planejamento estratégico mal elaborado pelo técnico, o time perde. Se, o técnico, por sua vez, faz bem o seu trabalho, mas não consegue fazer com que seu time entenda o que ele quer, o time perde. E por sua vez, se os próprios jogadores não tiverem um bom desempenho, o time perde. Se o jogo mudar e o time não se adaptar, perde também.

Segundo o SEBRAE, 50% das empresas vão à falência nos cinco primeiros anos de vida. A grande maioria inicia as atividades já operacionalizando, ou seja, a mesma coisa que um time de futebol que entra no campo sem ensaiar às jogadas e pior, sem sequer saber como e onde chegarão. Você já imagina o desastre que seria esse time no campo, né? E por que com as empresas seria diferente?

Portanto, arregace as mangas e mãos à obra! Reúna seu time e comece hoje o planejamento estratégico da sua corretora de seguros. Coloque seus jogadores em campo devidamente preparados.

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Blog Agger que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros.

Foto de Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 16 mil clientes e uma base de mais de 86 mil usuários, realizando mensalmente mais de 50 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e mais de 40 seguradoras credenciadas.

Tags

Iniciante
Navegue pelo seu nível de conhecimento
Iniciante
Intermediário
Avançado

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Prevenção à fraude: proteja sua corretora de seguros

Gestão

Controle financeiro: a base para o sucesso da sua corretora de seguros

Marketing

As melhores estratégias de marketing para corretora de seguros: como atrair e fidelizar clientes 

Mercado

Como ampliar o lucro vendendo consórcios e financiamentos 

Transforme sua corretora com a maior plataforma do Brasil

Junte-se a mais de 62.000 usuários e simplifique processos, potencialize resultados e proteja seus dados com o maior multicálculo para corretora de seguros.
sem fidelidade e cartão de crédito

Assine a newsletter da Agger e receba os principais assuntos do mercado de seguros

Instagram
Linkedin-in
Facebook-f
Youtube

Produtos

Gestor

Aggilizador

Seguradoras

Preços

Ramos e seguradoras

Empresa

Quem somos

Na mídia

Carreiras

Recursos

Central de ajuda

Blog

Status dos serviços

Acesso remoto

LGPD

Política de privacidade
Avenida 59, 1289 - Jardim Anhanguera, Rio Claro - SP
CNPJ 00.585.578/0001-57
2025 © AGGER All Rights Reserved

Complete seu cadastro