Ir para o conteúdo
  • Agger
  • Blog
  • Categorias
    Gestão
    Vendas
    Marketing
    Carreira
    Mercado
    Ramos
  • Materiais
  • Newsletter
Pesquisar

Seguros on-line: confira 7 estratégias de venda [UPDATED]

  • Por Redação Agger
  • abril 10, 2025
Índice

Seguros online: confira 7 estratégias de venda

É muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente no meio digital. Atualmente, não saber como vender seguros pela internet corresponde a uma perda considerável de vendas e, consequentemente, de lucros. 

Apesar de compartilhar algumas dicas de estratégias com outras empresas, a abordagem de venda online de cada corretor de seguros é bastante particular, já que este não é um produto como qualquer outro – cada tipo de seguro atende a uma gama de necessidades diferentes.  

Dessa forma, existem práticas específicas para vendê-los online. Confira, abaixo, mais informações sobre este assunto. 

Como funciona a venda de seguros pela internet?

Existem duas grandes formas de vender seguros online: por meio de um plano 100% digital (desde a contratação até a solicitação de cobertura) ou por pacotes híbridos. 

No caso do seguro 100% online, o cliente interage principalmente com plataformas digitais, podendo ter suporte humano via canais online (chat, videochamada) para dúvidas.  

Todos os processos, desde a pesquisa até a contratação e, em muitos casos, a comunicação de sinistros, são feitos pela internet, frequentemente via aplicativos e plataformas web.  

No caso do modelo híbrido, o corretor de seguros pode iniciar o contato online, oferecer informações e até mesmo realizar simulações, mas pode agendar interações presenciais ou por videochamada para firmar a compra, personalizar planos e construir um relacionamento mais próximo com o cliente. 

Quais são as vantagens de vender seguro pela internet?

Todos os dias, milhões e milhões de pessoas acessam a internet. Estando presente no meio digital, um produto como o seguro consegue atingir um número bem mais expressivo de pessoas, as quais são potenciais clientes, incluindo um público mais jovem e conectado. 

Além disso, ter a opção de seguir esse processo prioritariamente pelos canais digitais torna todo o processo muito mais rápido e conveniente para o cliente, permitindo que ele pesquise, compare e contrate seguros no seu próprio tempo e de qualquer lugar. Essa agilidade eleva a satisfação do cliente e colabora para sua fidelização, além de otimizar o tempo do corretor de seguros. 

Quais são os principais desafios de vender seguro pela internet?

O maior dos desafios de vender seguros pela internet continua sendo garantir que tudo ocorra com segurança, tanto para os clientes quanto para o corretor de seguros ou a seguradora. Para isso, é crucial que a empresa invista continuamente em segurança digital, utilizando criptografia de dados, autenticação de dois fatores e outras medidas para proteger informações sensíveis e evitar fraudes. A transparência sobre as medidas de segurança adotadas também é fundamental para construir a confiança do cliente. 

No mais, os desafios se concentram em torno da construção de confiança e do relacionamento com o cliente em um ambiente digital. A internet atinge muita gente e permite aumentar a exposição do seu negócio em relação ao público-alvo, mas, considerando o alto número de concorrentes e a natureza intangível do seguro, se destacar e criar um vínculo de confiança se torna um grande desafio. Além disso, a educação do cliente sobre as diferentes opções de seguro e a importância da proteção online também são desafios importantes. 

Como aumentar a venda de seguros pela internet? 

Um dos recursos mais interessantes para aumentar as vendas de seguros pela internet continua sendo o marketing digital, que evoluiu bastante. Hoje, além de ajudar os potenciais clientes a passarem por todas as etapas do funil de vendas e se tornarem consumidores fiéis, é essencial investir em marketing de conteúdo relevante e personalizado, SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) atualizado, anúncios online segmentados e automação de marketing para nutrir leads e personalizar a jornada do cliente. 

Utilizar plataformas e sistemas que simplificam e potencializam o trabalho do corretor de seguros, como é o caso da Agger, também continua sendo muito útil para que seus esforços sejam direcionados para o atendimento ao cliente, a análise de dados e a criação de estratégias mais eficazes. A integração com ferramentas de comunicação e análise de dados é crucial. 

Quais são as melhores práticas para vender seguros pela internet? 

Existem algumas práticas que podem ajudar a alavancar as vendas de seguros online. Confira algumas dicas: 

Crie um blog

O primeiro desafio das vendas de seguros pela internet continua sendo chegar até os potenciais clientes. A solução para essa questão evoluiu e vai além da criação de conteúdos textuais. 

Hoje, pessoas utilizam diversos mecanismos de busca (como o Google, mas também plataformas de vídeo como o YouTube e redes sociais) para tirar dúvidas sobre produtos que estejam interessadas em consumir. 

 Assim, é bem comum que os compradores de um seguro de automóvel, por exemplo, tenham pesquisado algo relacionado a esse assunto antes de fechar negócio – como quais são as coberturas disponíveis, como funciona a franquia e de quanto costuma ser o sinistro. 

Assim, ter conteúdos diversificados e de alta qualidade que respondam essas perguntas em um blog institucional, vídeos explicativos no YouTube, infográficos informativos e posts engajadores nas redes sociais ajuda bastante a atrair clientes em diferentes estágios da jornada de compra.  

Os conteúdos devem indicar seus serviços de forma sutil e informativa, mostrando sua expertise e fazendo com que os possíveis consumidores sintam que encontraram o que estavam procurando. 

Venda on-line

Atrair os possíveis clientes, aguçar o interesse deles após a leitura dos conteúdos e, depois, dificultar a contratação do seguro online não é uma boa estratégia. É preciso que esses clientes possam solicitar a contratação do serviço online de forma intuitiva e segura. 

Dessa forma, é essencial que o site e as plataformas digitais da corretora de seguros estejam preparados para isso, com formulários de cotação online simples e rápidos, simuladores interativos e processos de contratação digital seguros e transparentes.  

Dentro da venda dos seguros online (uma área que ainda depende muito da participação do cliente para a definição final do produto), é fundamental que os consumidores tenham um canal direto de conversa com um corretor de seguros através de múltiplos canais como chat online, telefone, e-mail e, cada vez mais importante, videochamadas para um atendimento mais personalizado e humano. 

Faça bom uso das redes sociais

As redes sociais, assim como os conteúdos publicados em blogs e outras plataformas, continuam sendo uma ótima forma de atingir o público-alvo. O diferencial dessas redes reside na possibilidade de segmentação avançada do público e na utilização de conteúdo visual e interativo para gerar engajamento e direcionar tráfego qualificado para seus canais de venda. 

Dessa forma, os conteúdos produzidos para as redes sociais precisam ser ainda mais estratégicos e adaptados a cada plataforma.  

Dentro do contexto de seguros, podem ser feitos vídeos curtos e dinâmicos indicando os principais benefícios de um seguro, lives para tirar dúvidas, stories interativos com enquetes e perguntas sobre necessidades de seguro, e carrosséis informativos explicando cada opção de cobertura de forma visualmente atraente. 

 A interação com o público através de comentários e mensagens diretas é crucial para construir relacionamentos e gerar leads. 

Saiba mais: 10 dicas para crescer o Instagram da sua corretora de seguros. 

Invista em segurança digital

Seguros não são produtos comuns. Quando um cliente efetua a compra de um seguro, ele não recebe um item físico em sua casa, mas, sim, uma condição – caso algum acidente ou acontecimento não planejado ocorra. 

Dessa forma, todo o seguro deve estar respaldado por meio de contratos. Quando as compras são feitas de modo digital, o contrato também precisa ser virtual e você deve garantir que todo o processo ocorra de maneira segura, desde a disponibilização dos documentos até as assinaturas digitais com validade jurídica. 

É fundamental investir em certificados de segurança (SSL) para o seu site, utilizar plataformas de assinatura digital confiáveis e informar claramente aos clientes sobre as medidas de segurança adotadas para proteger seus dados pessoais e financeiros. A transparência nesse aspecto é essencial para construir a confiança do cliente no ambiente online. 

Leia Mais: Gestão de riscos para clientes: o papel estratégico da sua corretora de seguros. 

Extraia o melhor do Whatsapp business

O WhatsApp Business continua sendo um grande aliado do corretor de seguros, sendo frequentemente o principal canal de comunicação entre o cliente que quer comprar online e o profissional que está vendendo o produto. Outras ferramentas como Telegram e Direct do Instagram também ganham relevância. 

O WhatsApp Business possui ferramentas ainda mais interessantes a serem utilizadas por profissionais de seguros. A opção de catálogo, por exemplo, permite apresentar visualmente diferentes planos e coberturas com descrições detalhadas e preços (quando aplicável).  

As mensagens automáticas de saudação e ausência, as respostas rápidas para perguntas frequentes e as etiquetas para organizar conversas ajudam a otimizar o atendimento e a manter o cliente engajado.  

Além disso, a possibilidade de realizar videochamadas diretamente pelo WhatsApp Business facilita a construção de um relacionamento mais pessoal com o cliente, mesmo à distância. 

Marketing de influência e parcerias online

Uma estratégia cada vez mais eficaz para aumentar as vendas de seguros online é o marketing de influência. Identifique influenciadores digitais que se alinham com o seu público-alvo e que abordam temas relacionados à segurança financeira, planejamento familiar, cuidados com o carro ou outros nichos relevantes para os seus seguros. 

Estabeleça parcerias online com esses influenciadores para que eles criem conteúdo patrocinado recomendando os seus serviços e destacando os benefícios de se proteger com a sua corretora de seguros.  

Essa estratégia pode gerar um grande alcance e construir confiança rapidamente junto a um público engajado. Além disso, explore parcerias com outras empresas online que ofereçam produtos ou serviços complementares aos seguros, como concessionárias de veículos, imobiliárias ou plataformas de serviços para o lar, oferecendo descontos ou benefícios exclusivos para os clientes de ambas as empresas. 

Dica extra: Use a Agger

A Agger é uma plataforma que facilita o dia a dia do corretor de seguros. Se todas as estratégias de como vender seguros pela internet forem somadas à capacidade da Agger, que atualmente possui mais de 13.000 clientes em todo o Brasil, as chances de sucesso são imensas.   

A Agger oferece sistemas que visam impulsionar a lucratividade e a produtividade do corretor de seguros seja através do multicálculo mais usados do Brasil – o Aggilizador ou através do sistema de gestão mais completo do mercado, que oferece uma solução completa para sua corretora de seguros – o Gestor. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros. 

Foto de Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 16 mil clientes e uma base de mais de 86 mil usuários, realizando mensalmente mais de 50 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e mais de 40 seguradoras credenciadas.

Tags

Intermediário
Navegue pelo seu nível de conhecimento
Iniciante
Intermediário
Avançado

Compartilhe esse artigo

Talvez você goste

Gestão, Mercado de Seguros

Demanda por Seguro Auto cresceu mais de 12% no primeiro semestre. Entenda o motivo

Controle de sinistro

Gestão

Controle de sinistro: como fazer uma gestão eficiente [UPDATED]

Mercado

Funcionalidades da Plataforma Multicálculo [UPDATED]

Transforme sua corretora com a maior plataforma do Brasil

Junte-se a mais de 62.000 usuários e simplifique processos, potencialize resultados e proteja seus dados com o maior multicálculo para corretora de seguros.
sem fidelidade e cartão de crédito

Assine a newsletter da Agger e receba os principais assuntos do mercado de seguros

Instagram
Linkedin-in
Facebook-f
Youtube

Produtos

Gestor

Aggilizador

Seguradoras

Preços

Ramos e seguradoras

Empresa

Quem somos

Na mídia

Carreiras

Recursos

Central de ajuda

Blog

Status dos serviços

Acesso remoto

LGPD

Política de privacidade
Avenida 59, 1289 - Jardim Anhanguera, Rio Claro - SP
CNPJ 00.585.578/0001-57
2025 © AGGER All Rights Reserved

Complete seu cadastro