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Seguros on-line: confira 7 estratégias de venda [UPDATED]

  • Por Redação Agger
  • abril 10, 2025
Índice

Seguros online: confira 7 estratégias de venda

É muito difícil encontrar uma empresa que não esteja presente no meio digital. Atualmente, não saber como vender seguros pela internet corresponde a uma perda considerável de vendas e, consequentemente, de lucros. 

Apesar de compartilhar algumas dicas de estratégias com outras empresas, a abordagem de venda online de cada corretor de seguros é bastante particular, já que este não é um produto como qualquer outro – cada tipo de seguro atende a uma gama de necessidades diferentes.  

Dessa forma, existem práticas específicas para vendê-los online. Confira, abaixo, mais informações sobre este assunto. 

Como funciona a venda de seguros pela internet?

Existem duas grandes formas de vender seguros online: por meio de um plano 100% digital (desde a contratação até a solicitação de cobertura) ou por pacotes híbridos. 

No caso do seguro 100% online, o cliente interage principalmente com plataformas digitais, podendo ter suporte humano via canais online (chat, videochamada) para dúvidas.  

Todos os processos, desde a pesquisa até a contratação e, em muitos casos, a comunicação de sinistros, são feitos pela internet, frequentemente via aplicativos e plataformas web.  

No caso do modelo híbrido, o corretor de seguros pode iniciar o contato online, oferecer informações e até mesmo realizar simulações, mas pode agendar interações presenciais ou por videochamada para firmar a compra, personalizar planos e construir um relacionamento mais próximo com o cliente. 

Quais são as vantagens de vender seguro pela internet?

Todos os dias, milhões e milhões de pessoas acessam a internet. Estando presente no meio digital, um produto como o seguro consegue atingir um número bem mais expressivo de pessoas, as quais são potenciais clientes, incluindo um público mais jovem e conectado. 

Além disso, ter a opção de seguir esse processo prioritariamente pelos canais digitais torna todo o processo muito mais rápido e conveniente para o cliente, permitindo que ele pesquise, compare e contrate seguros no seu próprio tempo e de qualquer lugar. Essa agilidade eleva a satisfação do cliente e colabora para sua fidelização, além de otimizar o tempo do corretor de seguros. 

Quais são os principais desafios de vender seguro pela internet?

O maior dos desafios de vender seguros pela internet continua sendo garantir que tudo ocorra com segurança, tanto para os clientes quanto para o corretor de seguros ou a seguradora. Para isso, é crucial que a empresa invista continuamente em segurança digital, utilizando criptografia de dados, autenticação de dois fatores e outras medidas para proteger informações sensíveis e evitar fraudes. A transparência sobre as medidas de segurança adotadas também é fundamental para construir a confiança do cliente. 

No mais, os desafios se concentram em torno da construção de confiança e do relacionamento com o cliente em um ambiente digital. A internet atinge muita gente e permite aumentar a exposição do seu negócio em relação ao público-alvo, mas, considerando o alto número de concorrentes e a natureza intangível do seguro, se destacar e criar um vínculo de confiança se torna um grande desafio. Além disso, a educação do cliente sobre as diferentes opções de seguro e a importância da proteção online também são desafios importantes. 

Como aumentar a venda de seguros pela internet? 

Um dos recursos mais interessantes para aumentar as vendas de seguros pela internet continua sendo o marketing digital, que evoluiu bastante. Hoje, além de ajudar os potenciais clientes a passarem por todas as etapas do funil de vendas e se tornarem consumidores fiéis, é essencial investir em marketing de conteúdo relevante e personalizado, SEO (Otimização para Mecanismos de Busca) atualizado, anúncios online segmentados e automação de marketing para nutrir leads e personalizar a jornada do cliente. 

Utilizar plataformas e sistemas que simplificam e potencializam o trabalho do corretor de seguros, como é o caso da Agger, também continua sendo muito útil para que seus esforços sejam direcionados para o atendimento ao cliente, a análise de dados e a criação de estratégias mais eficazes. A integração com ferramentas de comunicação e análise de dados é crucial. 

Quais são as melhores práticas para vender seguros pela internet? 

Existem algumas práticas que podem ajudar a alavancar as vendas de seguros online. Confira algumas dicas: 

Crie um blog

O primeiro desafio das vendas de seguros pela internet continua sendo chegar até os potenciais clientes. A solução para essa questão evoluiu e vai além da criação de conteúdos textuais. 

Hoje, pessoas utilizam diversos mecanismos de busca (como o Google, mas também plataformas de vídeo como o YouTube e redes sociais) para tirar dúvidas sobre produtos que estejam interessadas em consumir. 

 Assim, é bem comum que os compradores de um seguro de automóvel, por exemplo, tenham pesquisado algo relacionado a esse assunto antes de fechar negócio – como quais são as coberturas disponíveis, como funciona a franquia e de quanto costuma ser o sinistro. 

Assim, ter conteúdos diversificados e de alta qualidade que respondam essas perguntas em um blog institucional, vídeos explicativos no YouTube, infográficos informativos e posts engajadores nas redes sociais ajuda bastante a atrair clientes em diferentes estágios da jornada de compra.  

Os conteúdos devem indicar seus serviços de forma sutil e informativa, mostrando sua expertise e fazendo com que os possíveis consumidores sintam que encontraram o que estavam procurando. 

Venda on-line

Atrair os possíveis clientes, aguçar o interesse deles após a leitura dos conteúdos e, depois, dificultar a contratação do seguro online não é uma boa estratégia. É preciso que esses clientes possam solicitar a contratação do serviço online de forma intuitiva e segura. 

Dessa forma, é essencial que o site e as plataformas digitais da corretora de seguros estejam preparados para isso, com formulários de cotação online simples e rápidos, simuladores interativos e processos de contratação digital seguros e transparentes.  

Dentro da venda dos seguros online (uma área que ainda depende muito da participação do cliente para a definição final do produto), é fundamental que os consumidores tenham um canal direto de conversa com um corretor de seguros através de múltiplos canais como chat online, telefone, e-mail e, cada vez mais importante, videochamadas para um atendimento mais personalizado e humano. 

Faça bom uso das redes sociais

As redes sociais, assim como os conteúdos publicados em blogs e outras plataformas, continuam sendo uma ótima forma de atingir o público-alvo. O diferencial dessas redes reside na possibilidade de segmentação avançada do público e na utilização de conteúdo visual e interativo para gerar engajamento e direcionar tráfego qualificado para seus canais de venda. 

Dessa forma, os conteúdos produzidos para as redes sociais precisam ser ainda mais estratégicos e adaptados a cada plataforma.  

Dentro do contexto de seguros, podem ser feitos vídeos curtos e dinâmicos indicando os principais benefícios de um seguro, lives para tirar dúvidas, stories interativos com enquetes e perguntas sobre necessidades de seguro, e carrosséis informativos explicando cada opção de cobertura de forma visualmente atraente. 

 A interação com o público através de comentários e mensagens diretas é crucial para construir relacionamentos e gerar leads. 

Saiba mais: 10 dicas para crescer o Instagram da sua corretora de seguros. 

Invista em segurança digital

Seguros não são produtos comuns. Quando um cliente efetua a compra de um seguro, ele não recebe um item físico em sua casa, mas, sim, uma condição – caso algum acidente ou acontecimento não planejado ocorra. 

Dessa forma, todo o seguro deve estar respaldado por meio de contratos. Quando as compras são feitas de modo digital, o contrato também precisa ser virtual e você deve garantir que todo o processo ocorra de maneira segura, desde a disponibilização dos documentos até as assinaturas digitais com validade jurídica. 

É fundamental investir em certificados de segurança (SSL) para o seu site, utilizar plataformas de assinatura digital confiáveis e informar claramente aos clientes sobre as medidas de segurança adotadas para proteger seus dados pessoais e financeiros. A transparência nesse aspecto é essencial para construir a confiança do cliente no ambiente online. 

Leia Mais: Gestão de riscos para clientes: o papel estratégico da sua corretora de seguros. 

Extraia o melhor do Whatsapp business

O WhatsApp Business continua sendo um grande aliado do corretor de seguros, sendo frequentemente o principal canal de comunicação entre o cliente que quer comprar online e o profissional que está vendendo o produto. Outras ferramentas como Telegram e Direct do Instagram também ganham relevância. 

O WhatsApp Business possui ferramentas ainda mais interessantes a serem utilizadas por profissionais de seguros. A opção de catálogo, por exemplo, permite apresentar visualmente diferentes planos e coberturas com descrições detalhadas e preços (quando aplicável).  

As mensagens automáticas de saudação e ausência, as respostas rápidas para perguntas frequentes e as etiquetas para organizar conversas ajudam a otimizar o atendimento e a manter o cliente engajado.  

Além disso, a possibilidade de realizar videochamadas diretamente pelo WhatsApp Business facilita a construção de um relacionamento mais pessoal com o cliente, mesmo à distância. 

Marketing de influência e parcerias online

Uma estratégia cada vez mais eficaz para aumentar as vendas de seguros online é o marketing de influência. Identifique influenciadores digitais que se alinham com o seu público-alvo e que abordam temas relacionados à segurança financeira, planejamento familiar, cuidados com o carro ou outros nichos relevantes para os seus seguros. 

Estabeleça parcerias online com esses influenciadores para que eles criem conteúdo patrocinado recomendando os seus serviços e destacando os benefícios de se proteger com a sua corretora de seguros.  

Essa estratégia pode gerar um grande alcance e construir confiança rapidamente junto a um público engajado. Além disso, explore parcerias com outras empresas online que ofereçam produtos ou serviços complementares aos seguros, como concessionárias de veículos, imobiliárias ou plataformas de serviços para o lar, oferecendo descontos ou benefícios exclusivos para os clientes de ambas as empresas. 

Dica extra: Use a Agger

A Agger é uma plataforma que facilita o dia a dia do corretor de seguros. Se todas as estratégias de como vender seguros pela internet forem somadas à capacidade da Agger, que atualmente possui mais de 13.000 clientes em todo o Brasil, as chances de sucesso são imensas.   

A Agger oferece sistemas que visam impulsionar a lucratividade e a produtividade do corretor de seguros seja através do multicálculo mais usados do Brasil – o Aggilizador ou através do sistema de gestão mais completo do mercado, que oferece uma solução completa para sua corretora de seguros – o Gestor. 

Gostou dessas dicas? Então não deixe de acompanhar o Tô por Dentro que está sempre atualizado com dicas para você corretor de seguros. 

Foto de Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 16 mil clientes e uma base de mais de 86 mil usuários, realizando mensalmente mais de 50 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e mais de 40 seguradoras credenciadas.

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