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Gestão de metas: eleve o resultado da sua corretora de seguros

  • Por Redação Agger
  • janeiro 31, 2025
Índice

Se a sua corretora fosse ao Shark Tank, o que ela diria quando perguntassem: “Qual é a previsão de faturamento em 2 anos?” Se você não sabe a resposta, pode ser que uma planilha de gestão e de metas te ajude mais do que imagina. 

Parece uma pergunta trivial, mas esta simples reflexão pode ser a diferença entre um futuro frustrante ou de alta performance. De acordo com um estudo, definir e fazer uma gestão de metas específicas e desafiadoras leva a um desempenho melhor em 90% das vezes. 

Afinal, como bem escreveu Lewis Carroll: “Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. 

Além disso, vamos lembrar: você tem um time de corretores de seguros para cuidar, e eles precisam ter direcionamento. Essa orientação começa pela liderança. 

Mas, calma, antes de sair daqui para definir e fazer a gestão de metas da sua corretora de seguros, precisamos alertar: é necessário passar por etapas específicas, que, no fim das contas, podem ser mais simples do que parece.  

Vamos te contar tudo a seguir e, no final, você ainda poderá fazer o download da nossa planilha de gestão de metas para corretoras de seguros – de graça. Animado? Vamos lá! 

Por que estipular metas? 

Estipular metas claras e específicas é uma das melhores maneiras de aumentar a performance da sua equipe, impactando positivamente no engajamento e vendas do seu time. Veja alguns dados: 

  • Funcionários com metas têm 14,6x mais probabilidade de se sentirem inspirados no trabalho – Biworldwide 
  • 93% dos colaboradores entrevistados no LinkedIn disseram que permaneceriam mais tempo em uma empresa, se ela investisse em seu desenvolvimento profissional. – LinkedIn 
  • Apenas 23% dos profissionais estão engajados com a empresa em que são colaboradores. – State of The Global Workplace 
  • 70% dos colaboradores indicam que a falta de clareza compromete os objetivos e expectativas gerais da empresa. – Culture Partners 

Nos baseamos na satisfação e visão dos colaboradores por um motivo: eles é que estão com a “mão na massa”. Se eles não estiverem engajados com os objetivos da sua corretora de seguros, eles provavelmente não serão atingidos. 

Por outro lado, se eles estiverem engajados, comprometidos e inspirados, as chances de a sua empresa atingir o máximo de eficiência e produtividade aumentam – e muito. 

Mas não adianta só definir objetivos gerais. É preciso acompanhar e avaliar constantemente o progresso com a gestão de metas para identificar tendências e padrões. Isso permite tomar decisões com base em dados e ajudar os corretores de seguros que precisam de ajuda para aumentar a performance. 

Além disso, de acordo com um estudo da Dra. Gail Matheus, da Universidade Dominicana, o ato de anotar as metas aumenta em 40% a probabilidade de atingi-las. 

Mas, qual é a diferença entre objetivos e metas? 

As metas são resultados desejados, mas são amplas, podendo ser de curto, médio ou longo prazo. Apesar de serem necessárias e com tempo estipulado, elas costumam ser abrangentes e não se traduzem em uma ação específica. 

Os objetivos são os passos necessários para alcançar as metas. Eles são específicos, mensuráveis e podem ser feitos em curtos períodos de tempo para que a empresa chegue cada vez mais perto das metas abrangentes. 

Desta maneira, cada meta precisa de objetivos. Veja um exemplo: 

Meta: aumentar de 300 para 600 propostas ao mês 

Objetivos: 

  • Enviar, no mínimo, 25 propostas todos os dias úteis da semana 
  • Considerando a taxa de conversão média de 15% entre cotações x propostas, precisaremos alcançar 6.000 cotações. 

Com essa meta e objetivos iniciais, você pode definir, também, quanto precisa investir em ações de marketing e publicidade, além de definir estratégias para aumentar a conversão em cada etapa. 

Importante: esta é apenas uma meta fictícia. Você pode definir a sua meta pela conversão em vendas também. Só não se esqueça: é necessário definir metas específicas e dividir os passos necessários para alcançá-la com os objetivos. 

As 3 etapas da definição e gestão de metas 

Ter metas é importante, mas ter metas e objetivos específicos e gerenciáveis é necessário. Para isso, siga esses 4 passos: 

 1 – Preparação e planejamento das metas 

Antes de definir as metas, faça uma análise da sua corretora de seguros, da necessidade atual e do potencial real do time. Para definir essas metas, tenha em mente a meta SMART: 

Specific – específica: analise os números que a sua corretora de seguros precisa alcançar e como ela pode ser diluída entre os profissionais. 

Measurable – mensurável: estabeleça objetivos relacionados e pense de que forma você poderá mensurar e identificar o progresso do time. 

Achievable – alcançável: metas ambiciosas são diferentes de metas impossíveis. Veja o histórico, o contexto do seu mercado, pesquise os concorrentes e, depois, então, estabeleça o alcançável e desafiador. 

Realistic – realista: a meta realista é aquela que, como o nome já diz, leva em conta a realidade. Existem diferenças entre empresas e elas impactam no resultado, mesmo que elas sejam do mesmo nicho; você precisa considerar isso ao estipular a sua meta. 

Time-bound – prazos determinados: considerando todos os outros tópicos, defina um prazo para que o seu time conclua os objetivos e a meta. 

 2 – Definição de metas 

Defina metas atingíveis, mas desafiadoras. É importante que os seus corretores de seguros se sintam desafiados, mas eles não podem ser desanimados com uma meta impossível de cumprir. 

Além disso, definir as metas certas também é muito importante. Demos o exemplo da meta de propostas, mas pode ser que o seu time fique mais engajado com uma meta de vendas e com remunerações adicionais ao atingi-las. 

 3 – Faça a gestão de metas e mude os planos, se necessário 

Não jogue os seus corretores de seguros aos leões; depois de definir as metas e os objetivos que as acompanham, faça a gestão de metas para monitorar o desempenho e orientá-los. 

É durante essa gestão de metas que você consegue acompanhar a performance individual de cada um e analisar o que realmente falta para que a sua corretora de seguros atinja as metas estabelecidas, além de poder ajustar a rota, se for necessário. 

Aumente a performance do seu time com a nossa planilha de gestão de metas gratuita 

Você tem pensado em metas ambiciosas para o próximo ano, mas sabe que os objetivos só serão cumpridos com uma gestão de metas clara? 

Criamos uma planilha de Metas Profissionais e Gerais para corretoras de seguros. Lá dentro, você poderá anotar todas as metas definidas para cada profissional e para o time inteiro, além de acompanhar a evolução dos seus corretores de seguros. 

Aqui estão alguns motivos para usar esta planilha de gestão e vendas para corretoras de seguros: 

  • Acompanhe facilmente as metas individuais da equipe e gerais da empresa; 
  • A nossa planilha de gestão de metas e vendas é automática. Você preenche apenas os dados necessários e ela faz o cálculo para melhorar as suas ações; 
  • Você consegue identificar os pontos de melhoria com facilidade e identificar em que parte os objetivos ainda não estão como você espera ou precisa; 
  • Você consegue ver a evolução individual para premiar os melhores e ajudar quem ainda precisa de orientação. 

Na nossa planilha, você pode usar as abas de forma individual. É importante saber também que a nossa planilha de gestão tem fórmulas, então só preencha os campos em branco e todos os outros serão preenchidos automaticamente para agilizar a sua gestão. 

Quer baixar a nossa planilha de gestão de metas e vendas gratuitamente? É só tocar no botão abaixo: 

BAIXAR GRATUITAMENTE A PLANILHA DE GESTÃO DE METAS

Foto de Redação Agger

Redação Agger

Há 30 anos no mercado, a Agger, parceira de corretores com a maior plataforma de gestão e cotações de seguros do Brasil, é uma empresa líder em número de clientes e em geração e análise de dados de seguros. A empresa, que está presente em 95% dos municípios brasileiros, oferece a melhor combinação de soluções para conectar corretores, segurados e seguradoras e está transformando a distribuição de seguros no Brasil. Por meio da Plataforma Agger, que atende um terço dos corretores ativos no Brasil, possui mais de 16 mil clientes e uma base de mais de 86 mil usuários, realizando mensalmente mais de 50 milhões de cotações de seguros. Além disso, a empresa atua em 14 ramos de seguros e mais de 40 seguradoras credenciadas.

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